Conheça Como Hidratar o Couro

Conheça Como Hidratar o Couro

Só vai precisar de um pouco de paciência, produtos simples e seus bíceps para trazer qualquer boa bota ou sapato de volta à vida!

 

1. Compre alguns produtos e materiais de limpeza.

 

Você já tem alguns produtos de sapato na gaveta? Então pode pular essa parte.

Se vai começar do zero, esse vídeos sobre como limpar botas de couro e como limpar sapatos de couro podem te ajudar a ter uma noção geral.

Você não precisa de muita coisa:

  • Sabonete para couro (saddle soap)
  • Escova para aplicar
  • Escova para lustro
  • Hidratante para couro (outra opção)
  • Alguns trapos de pano

Estou indicando alguns produtos fáceis de comprar, mas se você pesquisar por essas palavras (principalmente em inglês) vai encontrar muitas outras opções muito boas. Escolha a vontade, mais nada vai fazer mágica nas suas botas!

 

2. Tirar a “roupa” da bota e sacudir a poeira!

 

Pra começar, tire os cadarços da sua bota. Você pode lavar eles na pia ou colocar em um saco para lavar roupas e jogar dentro da máquina.

Em seguida, pegue um pano ou papel e limpe a superfície. Tire o máximo de sujeira que conseguir.

 

3. Dar um banho para limpar o couro.

 

Se houver, siga a orientação do produto de limpeza que comprou. Normalmente, é só passar o produto na escova para aplicar e molhar com um pouco de água.

Agora, esfregue! Dê um bom banho nas botas. Ataque cada vinco e cada ruga do couro!

Tire o sabão da escova que você usou para aplicar. Ainda com ela molhada, esfregue a bota para tirar o resto de sujeira e enxaguar enxaguar o sabão.

Deixe a bota secar e repita essa etapa se necessário.

 

4. Hidrate para recuperar o couro da bota.

 

O couro é uma pele. A água e o sabão vão ressecar o material. O sabonete especial para couro é feito para minimizar a abrasão e deixar o couro o mais natural possível, mas você precisa ainda precisa hidratar depois.

Mais uma vez, seguindo as instruções do seu produto hidratante que você comprou, aplique um pouco de condicionador de couro nas botas e deixe-as de molho. Sinta-se à vontade para usar uma escova de dentes para atingir a vira e áreas difíceis.

Repita este passo se suas botas estiverem com muita sede. Dependendo do estado e do tipo do couro, vai ser preciso aplicar mais de uma camada. O couro ressecado bebe bastante óleo!

Pra finalizar, esfregue com escova de lustrar para tirar o excesso e dar um brilho. Deixe secar, coloque os cadarços, e volte com as botas para a rua!

 

Próximos passos?

 

Esse passo a passo basta para recuperar a sua bota e se o couro for bom, o resultado vai ser surpreendente!

Dá para ir além. Existem produtos que ajudam a disfarçar as cicatrizes e arranhões que aparecem com os anos de uso. Eu falei deles neste guia para cuidar de sapatos sociais, mas quem vai decidir o quão “restauradas” você quer que as botas fiquem, é você.

Pra mim, a pátina é o mais bonito nas botas masculinas casuais bem usadas – então, a menos que você esteja restaurando sapatos sociais, não precisa se preocupar.

Lembre-se: Comece o projeto com expectativas razoáveis. Se o objetivo é voltar no tempo e deixar as botas do jeito que eram novas, você vai ficar desapontado. No entanto, se você quiser dar uma segunda chance a um par de botas ou sapatos, acho que ficará feliz por ter se esforçado.

Tenta aí, e me conta no que deu!

Fonte: https://www.soqueriaterum.com.br/como-hidratar-botas-de-couro/

Deixe uma resposta